Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
Professor Tutor: Letícia Teixeira Levenhagen Clébicar
Professor Presencial: Carmem Cesarina Braga
Discente: Raimunda Figueiredo de Souza Matrícula: 08/75481
Pólo de Rio Branco – Acre 24/09/2011
TAREFA 06 – Roteiro do Projeto
Título: Artes Visuais: A leitura de imagem e apuração do olhar para o ensino da
Título: Artes Visuais: A leitura de imagem e apuração do olhar para o ensino da
Arte
Autora: Raimunda Figueiredo de Souza
Este projeto tem como princípio despertar nos alunos o entendimento da importância das imagens, tendo em vista que elas revelam muito do contexto histórico-socio-cultural ao qual estão inseridas.
O presente projeto constitui-se numa abordagem teórico prático para apresentar a importância que as imagens têm dentro do contexto cultural visual. Considerando que acima de tudo é necessário estar sensível e que não se pode deixar de reconhecer o potencial da comunicação visual das imagens no contexto educacional, social, político, religioso e familiar, é notório que a imagem é capaz de atingir todas as camadas sociais quando ultrapassa as diversas fronteiras sociais pelo alcance do olhar. Afinal a visão vem antes da palavra.
O conceito de imagem a uma primeira abordagem parece de simples definição, mas com a profundidade dos estudos, sua definição é de difícil precisão. Desde os primórdios da história do conhecimento que filósofos e pensadores estudam as complexidades que entrelaçam a imagem e a realidade. Afinal o que seria imagem? Sombras, ou reflexos?
Sendo assim, tratar as imagens como meras ilustrações seria um engano grotesco, porque elas estão carregadas de informações sobre nossas culturas e o mundo em que vivemos. Elas estão carregadas de intenção e se propõe a ensinar. Por isso, acredita-se que é dentro do ambiente escolar que as imagens devam ser exploradas. Sabemos que existem imagens naturais – que os homens não interferiram (sombras e reflexos), imagens materiais – quadros, fotografias, etc e as não materiais – que são aquelas mentais ou projeção holográfica que as novas tecnologias estão trabalhando.
Vivemos em um mundo civilizado das imagens como um dos fenômenos culturais de maior importância que deixa o homem civilizado apaixonado por seu potencial. Vive-se atualmente a era visual, onde tudo se pode fazer uma leitura do mundo através de imagens. No entanto, esse assunto não é novo, porque nos primórdios da pré-história o homem procurou maneiras de se comunicar e a escrita não foi a única forma e nem a primeira que eles encontraram para tal comunicação. O que ficou registrado para essa confirmação são as pinturas rupestres encontradas nas cavernas da Serra da Capivara, no Brasil. Pode-se perceber então, que mesmo naquela época já era lançado mão do uso das imagens para que suas idéias ficassem registradas e os acontecimentos da comunidade também. Então, é dentro desse contexto e questionamentos que o presente projeto busca compreender como a imagem influência na percepção do homem contemporâneo no Ensino da Arte, tomando como base a pergunta:
Como a imagem está influenciando a percepção do homem Contemporâneo e como é abordado o tema das imagens no contexto escolar?
No intuito de responder essas perguntas os alunos do 5º ano da Escola Iza Mello, estarão fazendo leituras das obras do fotografo Sebastião Salgado. Os alunos serão levados a fazer em primeiro lugar uma leitura prévia das obras sem a intervenção da professora.
Com este primeiro momento serão observados todo e qualquer registro que os alunos fizerem da leitura, com o intuito de avaliar como eles fazem essa interação dentro do contexto escolar entre os colegas.
O projeto estará trabalhando interdisciplinarmente com a disciplina de Geografia após observado verificou-se que há inúmeras imagens que envolvem o tema social como as fotografas de Salgado e Português porque os alunos farão a leitura das obras e registrarão no miniportifolio.
O interesse pela realização desse projeto surgiu por acreditar que esse assunto é bastante interessante e, também, porque trás em seu bojo o estudo de um importante momento de nossa história (o mundo da cultura visual). Sendo assim, será utilizada a observação de obras de arte, nas quais estão retratados fatos tanto do cotidiano, quanto de situações de vida do povo brasileiro onde é claramente percebido nas fotografias de Salgado.
O trabalho propõe ao educando a percepção da qualidade estética de uma obra, bem como os significados artísticos que envolvem o cotidiano e a historicidade de seu povo, como também levá-lo a compreender que ao longo dos anos pode-se produzir e reproduzir a história, contextualizando e desvendando a multiplicidade cultural e as conquistas sociais desse mesmo povo.
O que me leva a trabalhar esse tema ainda é o fato de que estamos vivendo a civilização do visual e tudo o que nos envolve detecta-se pelas imagens. O trabalho do fotografo Sebastião Salgado, tem como tema principal a questão social e este tema envolve a comunidade que escolhi trabalhar. É dentro da perspectiva histórica em que vivemos, bem como as dificuldades de redigir textos que envolvem a disciplina de Português que o projeto procura colaborar com a leitura de imagens onde os alunos irão produzir um texto discorrendo todas as suas observações das obras de Salgado. O presente projeto pretende ultrapassar barreiras e trocar experiências entre Arte, Geografia e Português como domínio da aprendizagem e do conhecimento.
Objetivo Geral:
Realizar a leitura das fotografias partindo do eixo temático da obra de Sebastião Salgado, observando o contexto histórico e social do Brasil em pleno século XXI e fazendo um paralelo com a atualidade o qual o aluno está inserido.
Objetivos Específicos
- Aplicar a leitura de imagens a partir das obras de Sebastião Salgado, procurando identificar a importância de suas obras para a situação social que envolve a comunidade escolar;
- Construir opinião, através da discussão, reflexão e comunicação sobre o trabalho de apreciação das imagens por meio da fala, escrita ou observação, mobilizando a troca de informações com os colegas e outros jovens.
- Distinguir na arte aspectos da vida social, provocando o entendimento de que, dentre outras, a arte reflete o momento histórico e características fundamentais de determinado povo e/ou cultura.
- Verbalizar o contexto da obra, partindo do princípio da observação.
Público Alvo:
Escola Iza Mello
O projeto pretende despertar o senso critico e reflexivo nos educandos como parte integrante do mundo em que vive.
Procedimentos Metodológicos
Procedimentos Metodológicos
1º Momento
Primeiramente apresentarei um pequeno comentário da importância de se conhecer artistas brasileiros. Discorrerei que os artistas deixam registrados em suas obras fatos históricos que marcam a cultura de um país. Chamarei a atenção do aluno a perceberem o quanto estamos envolto a imagens que passam despercebidas de nossos olhares.
2º Momento
Apresentarei a biografia de Sebastião Salgado e sua critica social através de suas obras.
Recursos Materiais
- Pendrive
- Máquina Fotográfica
- Papel chamex
- Cartuchos de tinta para impressora
- Lápis
Avaliação
A avaliação será aplicada a partir da observação dos alunos através das leituras de imagens, bem como sua interação e desempenho nas atividades apresentadas. Eles serão avaliados ainda por meio do registro explicito no miniportifolio que será deixado com eles para a leitura das obras individualmente.
Referência Bibliográfica
BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2001.
Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino de arte. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2008
BUORO, anamelia Bueno. Olhos que pinta: A leitura de imagem e o ensino da arte. São Paulo: Educ /FAPESP/Cortez, 2002.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. PA: Mediação, 2007.
PILLAR, A. D. (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário