domingo, 20 de novembro de 2011

TREFA 13 - EXECUÇÃO DO PROJETO


Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
Professor Presencial: Carmem Cesarina Braga
Discente: Raimunda Figueiredo de Souza           Matrícula: 08/75481
Pólo de Rio Branco – Acre 19/11/11
TAREFA 13 – Execução do projeto

            Primeiramente meu projeto deveria ter sido aplicado na Escola Berta Vieira de Andrade e não deu pelo fato da escola estar aplicando outro projeto que engloba toda a escola. Sendo assim, meu projeto foi aplicado na Escola Iza Mello para o 5º ano e para mim foi uma experiência única.
            Primeiramente mantive contato com a professora e fiquei certa de aplicar o projeto no dia 17. Neste primeiro contato expliquei para a professora o assunto do projeto e deu uma cópia do mesmo para ela. Infelizmente ela não pode chegar até a escola por problemas pessoais no dia 17. Com esta situação o projeto foi aplicado no dia 18. Eu já tinha feito os mini portfólios com a ajuda de minha filha. Confeccionei 35 mini portfólios.
            Chegando na sala deu bom dia aos alunos e iniciei a instalar o Data show, o notebook  e demais auxílio. Antes já tinha feito uma vistoria no material e tomadas para certificar se estava tudo bem.
            Em seguida me apresentei e iniciei uma conversa com os alunos. Primeiro perguntei se tinha alguém na sala que já mexia com computador e uma aluna levantou o braço e a convidei para me dá suporte, o que fez com muita responsabilidade e agilidade.
            Continuando comecei a perguntar aos alunos se eles observavam que sua sala de aula era cheia de imagens e eles deram uma olhada e começaram a responder as indagações. Após essa observação os chamei para ver as imagens que estava no seu livro de geografia, o qual tinham acabado de trabalho o Projeto: Exploração do trabalho infantil. Foi assim que iniciei o projeto: Arte Visuais: Leitura de imagem e apuração do olhar para o ensino da arte.
            Dando continuidade perguntei aos alunos se conheciam algum artista e eles disseram que não conheciam nenhum, então eu citei Marco Lenisio e Hélio Melo, nosso artistas da terra. Levei os alunos a refletirem das imagens que eles vêem durante o percurso de suas casas para a escola e eles disseram que são muitas.
            Com todas essas indagações comecei a falar da importância da leitura de imagens e da importância de se conhecer nossos artista e o quanto a Arte é importante para o ser humano. Como eles são do 5º ano e o único contato que eles tem a disciplina de Arte é enfeitar a escola ou pintar a capa da prova, essa oportunidade despertou neles um interesse que me deixou mais a vontade para manter o diálogo.
            Comecei então o projeto apresentando a Biografia de Sebastião Salgado e em seguida apresentei as fotografias dele. A primeira imagem foi uma em que existem crianças trabalhando. Ao observarem essa imagem um aluno disse: “Essa imagem mostra exploração do trabalho infantil”  e continuou: “Eu tenho colegas que não vem para a escola porque tem que ajudar seus pais na capina de quintais para aumentar o sustento da família”. Ele disse ainda que já teve até colegas de aula que desistiram de estudar para trabalhar porque sua família é muito carente. O aluno ainda disse que não concorda com essa situação porque assim a criança não tem escolha.
Fui então passando a imagens e cada imagem que ia sendo apresentada era motivo de espanto. Eles ficavam atônitos. E de repente um aluno levantou o braço e disse: “Professora vendo essas pessoas tão sofridas me lembrei que um dia eu ia saindo com minha mãe para visitar o Parque Chico Mendes e eu vi um homem dentro de uma lixeira tirando restos de comida para comer”. Confesso que nesse momento me faltou saliva. Verdadeiramente aquelas imagens estavam falando da vivencia dos alunos.
Após apresentar todas as imagens, deixei os alunos a vontade para fazerem perguntas e/ou tecerem comentários. Muitos disseram que  não queriam passar o que as imagens mostravam.
Depois, entreguei a eles os mini portfólios para que eles fizessem a leitura das imagens e minha surpresa foi que eles tinham muito que escrever. Saiu tantas palavras que até a professora regente ficou espantada.
Dentro da sala só deu tempo para eles fazerem a leitura da primeira imagem para eu poder observar como se sairiam. Acertamos para eu voltar na segunda-feira e pegar os mini portfólios para ver a leitura das demais imagens.
Finalizei a apresentação agradecendo a turma pelo carinho de ter me recebido e pelo comportamento. A professora solicitou que eu aplicasse o projeto na outra turma, o que pedi um tempo para confeccionar os mini portfólios. Ela perguntou ainda se eu cedia o projeto para ela a sua turma apresentarem no Projeto de leitura que será aplicado na escola no final de novembro, o que me prontifiquei a ajudar. Ela disse ainda que as leituras de imagens que foram as produções textuais que os alunos estavam fazendo, serão apresentados no projeto da escola.
A Coordenadora pedagógica me parabenizou pela apresentação e disponibilizou a escola para outro trabalho que envolvesse a disciplina de Arte.
Gostaria de registrar que o projeto tinha desde o início a intenção de ser aplicado com a disciplina de História, mas voltou-se para a Geografia e Português com a produção textual dos alunos. Em se tratando da disciplina de Geografia podemos pude trabalhar a economia da África através da fotografias de Sebastião Salgado e  a situação econômica da comunidade Vitória onde a escola está situada.
Minhas principais dificuldades para apresentar o projeto foi encontrar a escola e confeccionar os mini portfólios pela falta de tempo.
           


AGRADECIMENTOS
            Agradeço a turma do 5º ano “A”, bem como a professora Simone tanto pelo apoio como pelas fotografias porque ela foi a fotógrafa. 

IMAGENS








































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário