Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
Professor Tutor: Letícia Teixeira Levenhagen Clébicar
Professor Presencial: Carmem Cesarina Braga
Discente: Raimunda Figueiredo de Souza Matrícula: 08/75481
Pólo de Rio Branco – Acre 09/10/2011
TAREFA 08 – Versão final do projeto
Autora: Raimunda Figueiredo de Souza
Tema: Artes Visuais: Leitura de imagens e a apuração do olhar para o ensino da arte.
RESUMO
Este projeto tem por objetivo apresentar estratégias de Leitura de Imagem, pois este tema tem se constituído uma discussão ampla por diversos teóricos que apresentam estratégias metodológicas para esse fim. O projeto será aplicado interdisciplinar com a disciplina de Geografia e Português, tendo em vista haver uma diversidade de imagens nos livros destas disciplinas que precisam ser vistas não como meras ilustrações, mas que necessitam ser exploradas dentro de seu contexto histórico, sócio-cultural, etc. Sabemos que nossos alunos já desfrutam de experiência visual antes mesmo de entrar na escola e por desfrutarem destas experiências visuais, isso não é garantia que estão compreendendo o que lêem e que já tenham habilidades crítico-reflexivo bem desenvolvida, bem com uma reflexão social.
Este projeto tem por objetivo apresentar estratégias de Leitura de Imagem, pois este tema tem se constituído uma discussão ampla por diversos teóricos que apresentam estratégias metodológicas para esse fim. O projeto será aplicado interdisciplinar com a disciplina de Geografia e Português, tendo em vista haver uma diversidade de imagens nos livros destas disciplinas que precisam ser vistas não como meras ilustrações, mas que necessitam ser exploradas dentro de seu contexto histórico, sócio-cultural, etc. Sabemos que nossos alunos já desfrutam de experiência visual antes mesmo de entrar na escola e por desfrutarem destas experiências visuais, isso não é garantia que estão compreendendo o que lêem e que já tenham habilidades crítico-reflexivo bem desenvolvida, bem com uma reflexão social.
A escolha deste tema deve-se ao fato de que nos dias atuais, a palavra “texto” vai mais além do que uso da linguagem escrita. Por isso, nós arte-educadores devemos oportunizar ao aluno os caminhos para leitura de imagens sejam elas produzidas pela publicidade ou pela arte, levando-os ao domínio dos códigos visuais através da sensibilização, da familiarização e do contato freqüente com as imagens. Induzindo-os a perceber que ler é uma atividade que traz conhecimento e que esse conhecimento pode ser de uma forma prazerosa e divertida também através das imagens das obras de arte ou das imagens do cotidiano.
Público Alvo:
Escola Iza Mello
Disciplina Envolvida: Geografia e Português
Duração: 1 aula de 3 horas
Duração: 1 aula de 3 horas
De que trata o projeto
Este projeto trata de uma questão social, pois irá ser aplicada a leitura de imagens do fotógrafo Sebastião Salgado, que trás em suas obras uma critica social da miséria que envolve diversas parte do Brasil.
O projeto será aplicado com a disciplina de Geografia buscando interligar a leitura de imagens com a situação social que envolve a comunidade escolar, bem como ampliando os conhecimentos dos alunos no sentido de produzir leituras de imagens tanto das obras Salgado, quanto da realidade que eles mesmos enfrentam na comunidade.

SEBASTIÃO SALGADO 400 × 265 - Fotografia
Aceso em 08 de Out. de 2011.
O que se pretende e qual a finalidade
Trabalhando as imagens de Salgado, espera-se a conscientização dos alunos no sentido de que a vida em sociedade venha se tornar mais flexiva, critica, consciente e colaborativa.
O projeto ainda procura despertar no aluno a observação do mundo visual que mostram de forma clara que a realidade das imagens de Salgado não estão tão distantes da realidade de alguns alunos, e que cada cidadão deve e pode contribuir com ações sociais.
A junção da disciplina de Arte com a Geografia e Português propõe ainda um despertar para a leitura das obras de Salgado para a apuração do olhar na busca do despertamento para a realidade cruel de alguns brasileiros.
O que me levou a fazer esse projeto
O trabalho do fotografo Sebastião Salgado tem como tema principal a questão social, e este tema envolve a comunidade que escolhi trabalhar. A Escola Iza Mello está situada em uma comunidade muito carente e que trabalhos como os de Salgado podem despertar o olhar do aluno para a visão critica e participativa em seu meio social.
Expectativas do projeto
· Aprimorar a apuração do olhar para a percepção da arte a partir da leitura das obras de Sebastião Salgado.
· Mostrar que a arte não é mero enfeite nas paredes escolares, mas que está presente na realidade social do homem.
· Reconhecer na arte uma das áreas do conhecimento que produz no homem a sensibilidade, o senso critico e reflexivo.
· Descobrir através da leitura de imagem a percepção do mundo visual e artístico.
· Despertar no aluno o entendimento que a arte está presente em seu cotidiano e que ele assim como Sebastião Salgado, pode registrar através de fotografias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário